Na hora de raspar a cabeça – ou apenas dar um tapa em alguns cabelos – a principal escolha de ferramenta é a boa e velha gilette. Mas saiba que essa escolha pode ser perigosa para a sua saúde!
![](https://static.wixstatic.com/media/5d3128_8f0bbe24f68b4255b3d2195316c3aae5~mv2.jpg/v1/fill/w_466,h_700,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/5d3128_8f0bbe24f68b4255b3d2195316c3aae5~mv2.jpg)
Como a área da cabeça é uma região delicada, o uso da lâmina pode desencadear pelos encravados e falhas no couro cabeludo.“Por se tratar de uma pele muito sensível, é muito fácil machucá-la. O uso da gilette pode ocasionar cortes, irritações ou até ressecamentos”, adverte Dr. Thiago Bianco, médico especialista em transplante capilar. Aliás, outra precaução importante é a grande exposição da pele ao sol, devido ao risco de câncer. Na opinião do médico, ao ficar com a pele exposta, o cuidado deve ser redobrado e diário. Existem alguns hidratantes específicos para a pele do couro cabeludo, e a hidratação deve ser feita sempre, assim como o uso de protetor solar, independente da opção escolhida para raspar. Qual a outra opção para raspar a cabeça sem ser o gilette? O bom e velho aparelho de barbear. “Eu recomendo essas máquinas que conseguem um corte baixo e menos agressivo”, comenta o especialista.
RASPAR A CABEÇA COM APARELHO DE BARBEAR
Raspar a cabeça com aparelho de barbear pode ser a solução ideal para substituir a lâmina – e evitar as irritações que ela pode causar no couro cabeludo. Um aparelho multifunções, por exemplo, como o Multigroom da Philips, pode facilitar a sua vida porque foi desenvolvido pensando justamente em se adaptar aos mais variados formatos do corpo. O modelo da Philips, aliás, tem lâminas autoafiadoras que não irritam a pele. Elas são de aço e se tocam de um jeito mais suave, afinando uma a outra enquanto funcionam. Desse jeito, elas permanecem afiadas por bastante tempo e você não irrita a sua pele com lâminas cegas.
COMO RASPAR A CABEÇA COM GILETTE SEM IRRITAR TANTO A PELE
Se você ainda optar pela lâmina e decidir raspar a cabeça com gilette, o ideal é raspar após o banho. Aliás, o corte baixo do cabelo deve ser feito antes da raspagem, e cuidados como não raspar a seco e não esquecer de utilizar espuma ou gel para barbear também são essenciais. Também é importante ter cautela nos movimentos: eles precisam ser suaves! Depois, não se esqueça de hidratar o local com um produto específico.
HIDRATE O COURO CABELUDO
O couro cabeludo fica muito exposto à radiação ultravioleta, que deixa a careca ressecada, opaca e áspera. “Para prevenir, beba bastante líquido ao longo do dia e espalhe, após o banho, um hidratante facial em toda a cabeça”, diz a dermatologista Aline Vieira, do Rio de Janeiro (RJ). Então, escolha o tipo de produto, que pode ser loção, sérum ou oil-free, de acordo com as suas necessidades! O importante é manter o couro cabeludo hidratado – e não se esquecer do protetor soltar.
Kommentare